Diwali
Data: consultar agenda do Site
Investimento: Grátis
Conduzido pelos professores do Ananda
Diwali é uma celebração de luzes. É uma ocasião para comemorar a vitória do bem contra o mal e da luz sobre a escuridão.
Diwali, o “festival das luzes” é o festival mais importante para os hindus ao redor do globo. As lendas por trás do festival são tão variadas, quanto a maneira de sua celebração. O significado mais comum a todas elas é o tema do triunfo do bem sobre o mal. Em áreas rurais, Diwali significa Festival das Colheitas. Toda colheita normalmente significa "prosperidade". Os fazendeiros celebraram com alegria e ofereceram elogios a Deus por lhes conceder uma colheita boa. Com o tempo, foram vinculados numerosos incidentes históricos e várias lendas são atribuídas a este festival, como, por exemplo, a lenda da Deusa Lakshmi:
Neste dia, a Mãe Lakshmi, que representa riqueza e prosperidade, emergiu de um oceano de leite .Tem-se como verdade que durante a noite a Deusa visitará a casa e abençoará com boa fortuna. Por isso, na noite de Diwali, a Deusa Lakshmi é venerada e para oferecer boas vindas a ela todas as ruas, entradas e casas são iluminadas com lamparinas de óleo. A preparação e distribuição de vários doces e delícias vegetarianas é o menu do dia.
Mas a festa, além de ter uma forte conotação material, também tem um importante significado espiritual. As iluminações do Diwali com diyas (lamparinas) iluminam e trazem brilho sobrenatural carregado de alegria, com intuito e esperança de encontrar a luz na escuridão, alcançando conhecimento onde há ignorância, e espalhar amor entre o ódio. Diwali também é conhecido como o Festival das Luzes. Luz é importante para o Hinduísmo, porque significa consciência e bondade. Antigamente, usavam-se as lamparinas de barro, mas hoje todos os tipos de emissores de luz são usados, como velas de várias cores e formas, luzes elétricas etc.